“A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai.” (BÍBLIA: EVANGELHO DE JOÃO 1.14)

A vinda de Jesus, o Filho de Deus, a este mundo, não pode ser uma simples informação histórica; ela revela o que há de fundamental no projeto de Deus para a humanidade. De fato, só podemos conhecer de Deus aquilo que ele revelou, ou seja, não temos acesso, nem capacidade para conhecer Deus, a não ser que ele se revele. Tudo o que podemos conhecer sobre Ele não é fruto de especulação, estudo ou pesquisa, mas sim uma caminhada de fé, que se inicia na própria revelação de Deus.

Em primeiro lugar, Jesus veio revelar quem Deus realmente é; o que ele pensa, como ele age! Há muita especulação sobre quem Deus é; somente Jesus, que conhece o Pai profundamente pode nos contar como ele é. E mais do que isso: quem vê Jesus, vê o Pai! Se quisermos conhecer Deus, se quisermos saber como ele é e como ele pensa, se quisermos saber como ele age e quais os seus propósitos, precisamos olhar para Jesus.

Em segundo lugar, Jesus veio revelar quem é o ser humano, ou seja, quem o ser humano deveria ser se não tivesse caído no pecado. Jesus é o “novo Adão”, o Adão que deu certo! Nosso pai Adão (Gênesis capítulo 3) não conseguiu permanecer em seu estado original, traiu Deus e rompeu a amizade que tinham. Jesus nunca errou, nunca desobedeceu, nunca pecou; ele é o ser humano perfeito, do jeito que deveria ter sido Adão. Assim, Jesus nos revela quem realmente é o ser humano, livre da destruição do pecado. Se quisermos saber como nós devemos ser como seres humanos, precisamos seguir Jesus.

Em terceiro lugar, Jesus veio salvar a humanidade perdida, oferecendo sua própria vida! Por causa da desobediência dos nossos primeiros pais, todos nós herdamos o pecado; é como se nosso “DNA espiritual” já viesse com essa carga de pecado. Não há nada que possamos fazer para alterar nossa condição; somente Jesus pode mudar nossa situação. Por causa do pecado em nossas vidas, fomos condenados à morte; Jesus vem nos substituir e cumpre esta sentença, morrendo em uma cruz. Assim, todos aqueles que confiam e aceitam seu sacrifício, são perdoados e recebem nova vida em Jesus.

“Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão.” (BÍBLIA: PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS 15.21-22)

Jesus se mostrou a nós para nos mostrar quem o Pai é, para nos salvar de nossa condenação e para nos mostrar quem devemos ser. Se quisermos conhecer quem Deus é, se quisermos conhecer quem devemos ser e se quisermos encontrar o caminho da salvação, precisamos seguir Jesus de maneira concreta e verdadeira; precisamos nos tornar discípulos seus, pois só ele conhece o caminho.

 

Casso M. Vieira
Pastor na 1ª IPI de Campinas

Recent Posts