Expectativa! Preparação! Este é o ambiente deste tempo litúrgico chamado Advento. É muito importante para a Igreja vivenciar este tempo, pois tornao Natal muito mais significativo e depura nossa mente e coração, tão cheios de valores secularizantes e egoístas. Valorizar este tempo do Advento, preparar-se para o evento seguinte – o Natal – ajuda-nos a sermos mais reflexivos e menos mecânicos em relação a coisas importantes da fé; resgatar isso é fundamental para construir um caminho rumo à maturidade e profundidade espiritual.

“O Ano Litúrgico começa com o período do Advento, no quarto domingo que antecede o Natal. A palavra “Advento” vem do la m “Adventus Redemptoris” ou “A vinda do Redentor”. Faz parte do ano litúrgico desde o século VI. Mais do que um período preparativo para festejar o Natal, o Advento nos alerta para a necessidade de nos prepararmos diante do evento final da história: a Segunda Vinda de Cristo. Por enxergar a primeira vinda de Cristo à luz da segunda, o Advento contesta a deturpação sentimental ou a completa secularização do Natal pela sociedade. As igrejas que observam o Advento como um tempo de preparação espiritual, visando a manifestação final do Reino de Deus, restauram o sentido bíblico do Natal, colocando-o no contexto da história da salvação.” (texto extraído do Manual do Culto da IPI do Brasil)

Durante muito tempo esta expectativa da vinda do Salvador esteve presente no coração do povo; a vinda do Messias prometida era aguardada com muita expectativa, que não foi frustrada pois, Jesus Cristo realmente se tornou gente e morou entre nós. Deus decidiu entrar na história da humanidade de uma forma específica, surpreendentemente maravilhosa e simples; Deus se torna gente e vem morar conosco aqui neste mundo. Ele se tornou 100% gente, passou por todas as dificuldades e desafios que fazem parte da vida, mas, diferentemente de nós, ele nunca errou em nada. Jesus é o caminho para toda pessoa que deseja encontrar Deus. Jesus, o Filho de Deus, vem conviver conosco em um momento específico da história, compartilhando conosco sua vida, nos mostrando quem Deus é e qual seu projeto para nós, seres humanos.

Este mesmo Jesus, que um dia entrou na história da humanidade de forma visível e real, que foi morto e voltou a viver, um dia voltará para encerrar a história como hoje conhecemos e inaugurar um novo tempo. O Advento é um tempo para meditarmos na vida a par r desta revelação de Deus na história; o nascimento de Jesus e sua volta para julgar os povos.

“Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. (BÍBLIA: Livro de Isaías 9.6 – Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Casso M. Vieira
Pastor da 1ª IPI de Campinas

Recent Posts